quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Governo estabelece parceria com Natura Cosméticos


Com filosofia empresarial voltada para o desenvolvimento sustentável, empresa chega no estado para ampliar leque de produtos ecológicos
Uma comissão da Natura Cosméticos efetivou a parceira com o Governo do Estado do Acre ontem, no Palácio Rio Branco. O início dos diálogos foi feito com a mediação da senadora Marina Silva ainda no começo do primeiro mandato do governador Jorge Viana. O mais sofisticado grupo de cosméticos do país garantiu participação comercial com o Governo da Floresta e pretende concretizar a parceria com comercialização de óleo de murmuru, ainda nesse ano.
“Nós estamos escolhendo os parceiros adequados para crescer”, afirmou o governador Jorge Viana na conversa com os executivos da empresa. “Defendemos princípios que julgamos fundamentais para o desenvolvimento sustentável do povo do Acre e temos que nos aliar com empresas que entendam esse processo e contribuam para melhorá-lo”.
E completou o governador afirmando que “a natura tem a cara da modernidade que nós buscamos todos os dias”.De acordo com o presidente executivo da Natura, Guilherme Peirão Alves, “o Acre é um exemplo para todo o Brasil de responsabilidade na condução dos negócios públicos e a Natura soube esperar para que o estado se estruturasse de maneira a viabilizar a comercialização de uma maneira segura para todos”.Em todo o Brasil são mais de 300 mil consultoras da Natura que visitam cliente por cliente e só no Acre garantem uma arrecadação para o estado anual de R$ 700 mil.
No jargão comercial, o trabalho das consultoras é conhecido como “trabalho de formiguinha”, mas cujo resultado final mostra a força do mercado de cosméticos e valorizam ainda mais a parceira firmada ontem com Governo.
Mulateiro aindaestá em pesquisaA Natura Cosméticos desenvolve pesquisa junto a uma universidade em Araraquara, no interior de São Paulo, com a planta conhecida como “mulateiro”. A gerente de tecnologia e biodiversidade, Elizabete Vincentini, informou que todas as possibilidades de criação de novos produtos com o “mulateiro” como essência ainda estão em fase de experiência no centro de pesquisa paulista.


“Especificamente em quais linhas de cosméticos o ‘mulateiro’ será usado é uma informação que ainda não pode ser divulgada”, esquivou-se a executiva. Os Povos Tradicionais da Floresta já utilizam o “mulateiro” para fazer tratamento de pele, no caso de algum tipo de infecção ou manchas.

Quando perguntada se o Acre seria de agora em diante estratégico para a Natura, a executiva foi simples e lógica no raciocínio. “O Acre é importante para a Natura”, sentenciou.A empresa possui uma linha de cosméticos cujos produtos estão associados à extração de matérias-primas vindas de projetos ecologicamente sustentáveis.
Segundo o diretor executivo, Guilherme Peirão Alves, a linha Ekos representa 10% do volume de negócios da empresa, avaliado há dois anos em R$ 1,6 milhão. “Essa ação ecológica da Natura é o que nos interessa”, afirmou o governador Viana. O raciocínio ecologicamente correto da empresa é levado a sério pela diretoria executiva.
A Natura fez o lançamento de um kit de chás, há aproximadamente dois anos. Esse kit vinha embalado em um artefato de madeira de embuia. Descobriu-se depois que a madeira não era certificada. A Natura, então, movimentou recursos para uma ONG ambiental para que as embalagens passassem a ter madeira certificada, respeitando os princípios da empresa e agregando valor ao produto.

Agenda econômicacomeça com ousadiaA agenda econômica efetivada pelo Governo do Estado durante essa semana tem demonstrado a articulação intensa no campo econômico de atrair investimentos para o estado do Acre. Ontem, na reunião com os executivos da Natura, o governo do estado conseguiu imprimir uma parceria que tem o espírito do desenvolvimento sustentável. E isso pode ser afirmado por dois motivos básicos.
Primeiro porque uma vez sanada as contas oficiais do estado e conseguido moralizar a administração pública, o Acre conseguiu adquirir confiabilidade do setor privado.
Isso é fundamental para que haja investimento externo em qualquer setor da economia.Segundo motivo: a transparência de um modelo econômico baseado no desenvolvimento sustentável. Para a iniciativa privada, ser transparente é uma condição fundamental para concretizar investimentos em qualquer lugar. Se uma empresa sabe que em um determinado lugar há um grupo que pensa o desenvolvimento respeitando determinados princípios defendidos também pela empresa, então é lógico que seja ali o local onde o capital privado injete os recursos.
A parceria firmada entre o Governo do Estado e a Natura Cosméticos é uma espécie de símbolo dessa dinâmica. A Natura tem uma determinada linha empresarial que a diferencia das demais empresas de cosméticos. Ela não comercializa insumos industriais com nenhum grupo que não respeite os processos de desenvolvimento sustentável, sobretudo com os produtos da linha Ekos, essencialmente produzida com matéria prima da Amazônia.
Essa conduta já garantiu à empresa a presença em importantes países do cone sul, como Chile, Argentina, Peru e Bolívia, além de conquistar importantes prêmios no setor industrial.A empresa hoje possui mais de 3 mil colaboradores e investe em pesquisa e logística mais de R$ 200 milhões anuais. Há três anos, foram mais de 80 milhões de itens vendidos em todo o Brasil e, desde então, o volume tem crescido consideravelmente. A empresa não divulga números exatos, mas especula-se que esse volume oscile, em média, no aumento de mil itens por ano.
“O Acre é um exemplo para todo o Brasil de responsabilidade na condução dos negócios públicos e a Natura soube esperar para que o estado se estruturasse de maneira a viabilizar a comercialização de uma maneira segura para todos” (Guilherme Peirão Alves, presidente executivo da Natura).
“O Acre é importante para a Natura”, (Elizabete Vincentini, gerente de tecnologia e biodiversidade).“Nós estamos escolhendo os parceiros adequados para crescer”, (Jorge Viana, governador do Estado do Acre).
http://www.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=895&Itemid=116